Coaching


   O coaching é um processo estruturado em uma metodologia (GROW), com um propósito e transformacional que ajuda os clientes (coachees) em tomadas de consciência e testar formas alternativas de melhorar suas competências, no campo pessoal e profissional, a tomada de decisões. Com objetivo de melhorar a sua qualidade de vida o Coach e cliente (coachee) cooperam numa relação de parceria em termos estritamente confidenciais.

    O processo decorrente das sessões pessoais ou de equipas, no âmbito pessoal ou profissional, permite aos participantes encurtarem a distância de onde se encontram e até onde querem chegar.

    "A metáfora da Praia, neste caso Praia e Grande, transporta-nos para uma dimensão de liberdade, de bem-estar e de vontade de correr, mergulhar e brincar uns com os outros." Objetivo do Flow Coaching é permitir aos participantes atingirem uma vida plena, com base nos seus valores, potenciais e crenças. O Coach ajuda o Coachee (cliente) a definir seus objetivos de forma consciente, aumenta o seu foco e de acordo com o plano que define a o alcançar de forma mais rápida. O Coach é o catalisador no processo de busca e alcance do objetivo definido pelo participante. Seguindo a metodologia correta o participante mais rapidamente se alinha com seus valores e motivado a alcançar seus objetivos.

O coach, através da escuta ativa, e perguntas, proporciona uma série de experiências ao coachee(participante) que desvendam um caminho de descobertas da sua realidade, potenciais e criar o futuro que deseja. O coach, na sua essência, ajuda o participante a encontrar as respostas para as suas questões e, ativa a sua autodescoberta e autodesenvolvimento.



Flow Coaching no âmbito do Projeto Praia Grande


Destacam-se alguns dos Benefícios desta metodologia:

- Autoconhecimento,

- Autovalorização,

- Desenvolvimento Pessoal e ou Profissional,

- Planeamento de Metas e Objetivos,

- Desenvolvimento da Inteligência Emocional,

- Gestão do tempo


FlowRuiPaulo

Ilustrações: Adry Neves



O Coaching irá permitir:


- Questionar suas crenças atuais e criar novas perspectivas;

- Reflectir para encontrares as tuas soluções para os teus desafios;

- Que cada pessoa se torne na pessoa, no pai, ou na mãe que deseja ser;

- Reduzir os níveis de stress, ansiedade e a aumentar teus níveis de energia;

- Que cada um encontre as estratégias que lhe possibilitam tirar o máximo prazer e satisfação da sua vida pessoal e profissional;

- Enfrentar de forma otimista os seus desafios.


O coaching surge assim, como uma nova abordagem que coloca as pessoas, neste caso os profissionais e as famílias no centro da mudança, apoiando-os a identificar o que desejam alterar na sua vida pessoal e a implementar planos de ação que lhes permitam concretizar seus objetivos.

Habitualmente, sem tempo para parar e refletir sobre a sua prática diária os profissionais de educação vão agindo, repetindo estratégias, na esperança que essas produzam novos resultados.

As ferramentas utilizadas pelo coaching, irão permitir, um novo olhar sobre a mesma realidade. Ao tomarem consciência da mudança que podem implementar, algo de novo surge nos seus quotidianos. Uma das maiores dificuldades do ser humano é saber se comunicar da forma correta e se relacionar com os outros, isento de julgamentos e com empatia.

As ferramentas de autoconhecimento, gestão emocional, e padrões comportamentais, permitem desenvolver a Inteligência Emocional, pois todos reconhecemos que uma das maiores dificuldades do homem e mulher é saber se comunicar de forma correta e adequada e relacionar-se com o outro, isento de julgamentos e com empatia.


Vamos Inspirar pessoas a trazer todos os dias o melhor de si mesmas.

Não sendo um processo terapêutico, o coaching destina-se a todos os pais e profissionais que desejam transformar-se em pessoas, profissionais extraordinários, que se aceitam tal como são, mas que querem ir mais além.

A abordagem pela positiva tem como ponto de partida as qualidades, recursos e potencialidades, das pessoas, por forma a desenvolver o autoconhecimento, autoconfiança, autovalorização focada na solução.

Ao longo dos encontros, vão sendo propostas aos participantes pistas para uma reflexão acerca de como podem criar relações mais positivas e estabelecer comunicações mais eficazes com as famílias.


Espera-se que, no final da ação, os participantes sejam capazes de:

- estabelecer uma comunicação positiva com os seus pares e com as famílias;

- níveis de autoconhecimento, autoconfiança e autovalorização sejam maiores;

- utilizem uma comunicação mais positiva;

- planear a sua ação futura através da definição de metas e objetivos.


As sessões de coaching são dinâmicas e permitem aos participantes “assumir” vários papéis, viver diferentes situações e encontrar diversas respostas e soluções, com a finalidade de alcançar o mesmo objetivo. O coaching é uma prática reflexiva, que permite o questionamento das atitudes e encontrar alternativas às práticas quotidianas, às rotinas e aos hábitos.

O programa para as sessões de coaching foi desenvolvido em parceria e é suportado pela ISPC - escola de coaching.

As sessões de coaching são pragmáticas, possibilitando aos participantes assumir vários papéis, recriando diferentes situações e levando-os a que procurem respostas distintas para atingirem os seus objetivos, em diferentes situações. Educar é um desafio maior, que implica uma comunicação diária entre a família e a escola numa simbiose perfeita e complementar. Acreditamos que a participação dos profissionais que se disponibilizarem para frequentar as sessões irá tornar-se mais confiante, e começará a acreditar de uma forma mais segura nas suas capacidades e competências para resolver os problemas e as situações que o dia a dia lhe coloca.