Diario de bordo


   A iniciativa tem como principal objetivo a criação de um programa inovador ao nível social e cultural, destinado a crianças dos 3 anos aos 5 anos nos agrupamentos de escolas do Município do Porto, o qual pretende contribuir para a construção de estratégias alternativas à violência através da resolução dos conflitos de forma não violenta: comunicação, diálogo, assertividade, autocontrole, respeito pelos outros, utilizando de forma consciente o ofício das crianças que é a atividade lúdica, a brincadeira e o jogo.

   Para um grande problema social, criamos um grande plano que contem uma Praia Grande. O plano consiste em criar uma “Praia” dentro da sala de aula e estender a praia para lá da escola, até casa. A Praia é um espaço sem barreiras, solar, imenso, de harmonia, através do qual cada um vai tentar encontrar a sua importância e particularidade contribuindo para que o problema lentamente se desfaça como se fosse uma onda que desliza até à areia e se funde naturalmente com ela.

   A metáfora da Praia, neste caso Praia e Grande, transporta-nos para uma dimensão de liberdade, de bem-estar e de vontade de correr, mergulhar e brincar uns com os outros. É dessa forma que iremos usar essa Praia Grande partindo da bela história escrita pelo João Paulo Seara Cardoso.



Objetivos Gerais


- Envolver toda a comunidade na sensibilização para a temática da violência entre pares;

- Contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e para o sucesso educativo, criando condições de interação entre o jardim-de-infância, a família e a comunidade educativa;

- Fomentar uma atitude positiva relativamente à aprendizagem e à escola e uma visão plural e multifacetada da realidade;

- Fomentar a educação artística, a cultura científica, a formação cívica e para a cidadania como ferramentas essenciais aos processos de ensino/aprendizagem.



Objetivos Específicos


- Dotar as equipas educativas de ferramentas de trabalho facilitadoras das interações com as crianças e com as famílias, através de trabalho inovador deste projeto, assente numa intima relação entre arte e psicologia;

- Contacto direto com as famílias, de forma a potenciar o trabalho entre casa e escola, para que todos se mobilizem em torno de um denominador comum – o bem-estar emocional das crianças;

- Desenvolver uma cultura de paz e de não-violência na escola;

- Ver na Praia Grande, o lugar da cidade onde é possível viver o mundo de forma tranquila e alegre.



Atividades


A apresentação do projeto aos educadores e às famílias; Início simultâneo das sessões em contexto de sala de aula, com técnicas e com as famílias; sessões semanais (uma com as crianças de cada grupo onde participam os educadores e outra com as famílias); apresentação informal aberta a toda a comunidade escolar, no fim de cada ciclo, ou seja no final das 12 sessões de trabalho com cada grupo.