Uma visita à praia, à Praia Grande.
Inicia bem cedo, ainda à luz da aurora
onde sinto cada grão de areia ao fazer o caminho do mar.
Assim foi o início deste projeto: um sonho, uma utopia.
O agradecer de cada bênção do dia acontece ao pôr-do-sol,
com paz e muito amor próprio.

Todos nós sabemos isto!
Temos a convicção de que os acontecimentos da nossa vida têm de se desenrolar de determinada maneira. E é nosso dever descobrir como e quando esses acontecimentos devem ocorrer. Depois, tentamos controlar a vida para que tudo aconteça como previsto. Esta é uma pretensão comum e só superada por quem ousa ir mais fundo e questiona por que razão tudo precisa de ser planeado.

FlowRuiPaulo

Porque queremos controlar tudo que acontece na nossa vida?
Para sentir segurança. Mas quando não consegues encarar o desenrolar natural da vida, porque foge ao teu controlo, uma parte de ti sente medo.

Podes libertar a necessidade de controle sobre tudo o que acontece na vida, não lhe fazer frente. Como alternativa, decide enfrentar o medo que te leva a lutar. Felizmente, podes libertar esse medo, simplesmente, respira e liberta.

Os bloqueios energéticos originam um sentimento de medo. O que tens bloqueado dentro de ti é a fonte dos teus medos. Como consequência, os acontecimentos na tua vida vão sistematicamente estimulá-lo. Um pensamento que transmite medo traduz-se em alterações fisiológicas em todo o corpo. Só tens de estar disposto a abrir o teu coração perante tudo e todos e deixar acontecer o processo de purificação. Enfrentar o medo requer mais que coragem, requer uma força interior inabalável.

Respira e liberta!
FlowRuiPaulo

O teu nível de consciência aumenta.

Se não soltares, notarás que a energia que foi estimulada dentro do teu coração funciona como um íman. Em breve, já não estarás aí. Não manterás a mesma perspetiva de consciência que tinhas quando te apercebeste da perturbação.

Podias ter respirado e soltado logo no início. Agora, será necessário um esforço considerável para recuperares o teu anterior lugar da consciência sem passar outra vez pelo ciclo todo. Lembra-te que tens o amor dentro de ti.

Assim, encontramo-nos aqui, náufragos cósmicos a viver com o fardo de uma vida incerta, descobrindo uma e outra vez que as maiores bênçãos estão nos desafios, se tivermos a ousadia de os prosseguir até à sua fonte mais profunda.

A adversidade é o pó de diamante com que o Céu lapida as suas joias. Thomas Carlyle

Quando concentrares a tua energia para prosseguires algo efetivamente importante, poderás descobrir o teu verdadeiro poder e a força que te move em direção ao teu alvo.

E se tudo fosse muito simples, ao ponto de tudo o que tivesse de fazer fosse deixar ir, logo de início?

Aprende com as lições do passado, fortalece a tua determinação e solta logo. Não faças nada, não racionalizes, não tentes compreender, não te culpes. Simplesmente, solta de imediato e permite que a energia regresse ao seu mais elevado estado de consciência.

Os velhos hábitos não podem ser atirados pela janela do piso de cima, eles têm de ser convencidos a descer as escadas um de cada vez.
Mark Twain


FlowRuiPaulo


A imaginação desempenha um papel importantíssimo no desenvolvimento da nossa consciência.

Olha para cima, solta e confia totalmente no teu coração, aconteça o que acontecer abaixo de ti. Não permitas que as adversidades na vida te afastem do teu “eu”. Vários medos podem tomar conta da nossa mente: medo de não ser suficiente, medo de não ter o que se quer ….

Não tens de abandonar o lugar do “eu” para enfrentares as adversidades. Temos medo de não ser suficientemente bons e de falhar. Temos medo de que as pessoas nos virem as costas, que se aproveitem de nós ou deixem de nos amar.

Tu és um ser formidável a quem foi dada uma oportunidade extraordinária de explorar mais além de ti mesmo.

Quando estás a correr perigo de vida, a função do medo é impelir-te a agir. Quando esse medo só existe na tua imaginação, precisas de discernir a mensagem que ele te está a passar.

A seguir ao amor, o equilíbrio é a coisa mais importante.
John Woodenh


FlowRuiPaulo


A magia da viagem está aí. Portanto, não caias. Seja o que for, solta. Aquilo que te está a bloquear pode tornar-se uma força poderosa que te impulsionará para cima.

O pré-requisito para a liberdade autêntica é decidir que não queres sofrer mais. Para uma profunda transformação pessoal é preciso fazer as pazes com a dor. Nenhuma expansão pode ter lugar sem mudança.

A capacidade de sentir alegria parece provir de uma relação incondicional com a vida, de uma predisposição para ir ao encontro do que há no mundo. É uma abertura que nos leva além do desejo de controlar a vida.

Se souberes como viver a tua vida quotidiana, toda ela se torna uma experiência libertadora.

Quer ser mais alegre?

FlowRuiPaulo


Não procures o que te impede de ser alegre. Sê alegre, independentemente do que acontecer na tua vida. És tu que que determinas se és alegre ou não. Ao viveres assim, abre o teu coração e a tua energia permanece concentrada nos teus objetivos.

Ao comprometeres-te com a alegria, aprenderás tudo o que há para aprender sobre ti mesmo, sobre os outros e sobre a natureza da vida. Aprenderás tudo sobre a tua mente, o teu coração e a tua vontade.

O vocabulário que utilizas é muito mais importante do que julgas. Fala contigo de maneira carinhosa e seleciona as palavras brandas para o teu diálogo interior. Quanto mais amor deres a ti mesmo, mais terás para partilhar com o outro.

Se escolheres viver assim apercebes-te que a vida pode ser vivida num estado de paz. Assim aconteceu no mundo dos pinguins e pelicanos, na história de João Paulo Seara Cardoso - “A Praia grande”. E é replicado neste projeto Praia Grande, com o propósito de cada um criar a sua praia autêntica e com sentido de liberdade.


FlowRuiPaulo

Ilustrações: Adry Neves



Grato por esta experiência singular com a equipa do projeto e todos os profissionais da área da educação com quem tive oportunidade de me cruzar e os pais que escolheram partilhar experiências para expansão da consciência, mente e coração com ação coerente. Todos sem exceção, homens e mulheres livres.

Ousa ser grande!

Rui Paulo