Sara Ralha
Nascida no Porto, tornou-se Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) em 2012. A sua área de especialização é a Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano. Realizou o estágio curricular no Serviço de Adoções do Centro Distrital do Porto, Instituto de Segurança Social - ISS, IP.
De seguida, realizou o estágio profissional da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) na FPCEUP, ambos os estágios sob a orientação da Professora Doutora Maria Adelina Barbosa Ducharne. Teve ainda a oportunidade de realizar um estágio no Centro Italiano Aiuti All’Infanzia (ONG) em Milão, na área da Adoção Internacional. De setembro de 2014 a julho de 2016 colaborou como psicóloga na dinamização do Plik Plak – espaço semanal de treino de competências socioemocionais com crianças dos 2 aos 10 anos de idade – na Organização Social de Movimentos das Pontes Educativas (OSMOPE).
Acompanhou também alunos do 1º ciclo em contexto sala de aula e recreio, focando-se mais particularmente nas dinâmicas dos grupos e nas dificuldades de aprendizagem. Durante este período, conduziu ainda consultas de Psicologia individuais e em grupo na Clínica Vila Maria Alice - Psicologia e Terapias. Na sua prática privilegia o contacto direto com os contextos de vida da criança, assim como o recurso a atividades artísticas. De outubro de 2017 a janeiro de 2020, foi membro e investigadora do Grupo de Investigação e de Intervenção em Acolhimento e Adoção (GIIAA) da FPCEUP.
Em outubro de 2019 completou a Especialização Avançada Pós-Universitária em Neuroeducação pelo Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências (INSPSIC).